Categorias
Artigos

#10 Desafio 2017 – Expressão Emocional

Olá!

Chegamos ao mês de Outubro e é altura de mais um desafio mensal.

Ao longo do ano temos lançados vários desafios mensais para todos aqueles que querem desenvolver a sua Inteligência Emocional. Esta área trabalha-se através da repetição de técnicas, de metodologias. Se não treinarmos, não conseguimento aumentar o nosso QE (Quociente Emocional).

Este mês é tempo de desenvolvermos a Expressão Emocional. Este é um tema que a maioria das pessoas não valoriza, mas que tem efeitos gigantescos no nosso bem-estar, que irei indicar em baixo.

Os últimos 9 desafios que lançamos, foram:

 

Em primeiro lugar, temos que entender que todas as emoções servem um propósito e que não existem boas ou más emoções, existem sim, emoções que são mais ou menos agradáveis. Mas mesmo aquelas que são menos agradáveis de sentir, também servem um propósito.

Socialmente, e na maioria das culturas, expressarmos as emoções é algo errado. Devemos manter as emoções para nós mesmos, é o que dizem. Embora em certos contextos sociais precisamos de o fazer, se o fizermos continuamente e em todos os momentos da nossa vida, vamos começar a prejudicar a nossa saúde física, mental e os nossos relacionamentos.

Emotional leaking é um termo que mostra que quando acumulamos muitas emoções desagradáveis, estas começam a verter. É como um balde que vai enchendo, até começar a derramar. E ao verter, começamos a dizer e a fazer coisas que magoam, desrespeitam e insultam as pessoas à nossa volta. Pode também acontecer, em momentos de maior sensibilidade, começarmos a chorar sem razão aparente. As nossas emoções precisam de ser ouvidas e expressas, sob pena de prejudicar a nossa vida.

E como o fazer? Existem duas grandes formas: partilhar aquilo que estamos a sentir com alguém que nos seja confidente ou escrever um diário sobre o nosso dia-a-dia e o que nos perturba.

Existem vários estudos que mostram o enorme impacto de expressarmos as nossas emoções. Um dos estudos, foi feito com pacientes com fibromialgia. Esses pacientes escreveram durante 20 minutos por dia, durante 3 dias e com intervalos de uma semana ao longo de alguns meses. Estes pacientes experienciaram redução significativa na sua dor, menor fadiga e melhor estado psicológico.

A expressão emocional também nos permite comunicar melhor com as pessoas à nossa volta, desde que esta comunicação seja feita de forma saudável. Não comunicarmos como nos estamos a sentir, em certos contextos, é prejudicial para o impacto que queremos causar com a nossa mensagem.

Então, a expressão emocional não é algo insignificante e que podemos descurar, mas sim algo que devemos trabalhar diariamente, de forma a aumentar a nossa Inteligência Emocional.

Com isso em mente, lançamos-te este novo desafio este mês, que podes ver na imagem em baixo.

Bons treinos!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a newsletter

Para receber todas as novidades em primeira mão…