Categorias
Artigos

Descubra Se É Emocionalmente Inteligente No Trabalho!

Acha que é emocionalmente inteligente no seu local de trabalho?

Alguma vez deixou que as suas emoções o levassem a fazer algo que mais tarde se arrependeu ou permitiu que os seus sentimentos o impedissem de fazer algo que realmente queria muito?

Sim e já aconteceu a todos nós, certamente. Mas isso não significa que não seja emocionalmente inteligente, isto porque, a inteligência emocional é uma capacidade que permite fazer com que as emoções trabalhem a nosso favor, em vez de contra nós, que envolve aprendizagem, treino e aplicabilidade e tem um potencial brutal no ambiente de trabalho. Apenas significa que precisa de desenvolver melhor esta capacidade, tal como se fosse uma nova tarefa técnica que necessita de ser aprendida.

E como perceber se já somos emocionalmente inteligentes, nomeadamente no local de trabalho? Destes 15 indicadores, veja quantos é que já aplica.

 

  1. Pensa sobre as suas emoções e as emoções dos outros
    Ser emocional inteligente implica uma certa introspeção: “Por que motivo estou a sentir-me assim?” ou “O que me levou (ou a outra pessoa) a dizer isto ou fazer aquilo?”
    Ao rever todas as reações emocionais como uma experiência de aprendizagem, permite-se aprender como ler os seus próprios humores e os humores dos outros e reagir em conformidade.

 

  1. Aprende a conhecer-se através dos outros
    Não tem medo de questionar terceiros sobre como eles o veem, porque sabe que há muito a aprender através de outras perspetivas.

 

  1. Sabe a importância das palavras “por favor” e “obrigado”
    Dentro do ambiente empresarial, existem muitas pessoas que se recusam a demonstrar expressões verbais de apreciação ou até mesmo de cortesia entre colegas. Uma pessoa emocionalmente inteligente não se deixa influenciar por isso porque reconhece o poder de algumas palavras que podem ajudar a melhorar o dia de outra pessoa, fortalecer relacionamentos e até mesmo fazer-nos sentir bem.

 

  1. Faz pausas
    Tem o hábito de parar e pensar antes de falar ou agir, especialmente se está a sentir-se muito emocional.

 

  1. Pergunta “porquê?”
    Em vez de criar rótulos imediatos, quem é emocionalmente inteligente procura perceber as razões que poderão estar por detrás de um determinado comportamento e dão o benefício da dúvida. Quando tentamos ver através da perspetiva dos outros, estamos a aumentar a nossa habilidade de demonstrar empatia e compaixão.

 

  1. Aprende pela crítica
    Ninguém gosta que lhe digam que está errado, mas uma pessoa emocionalmente inteligente sabe que a crítica é uma oportunidade de aprendizagem.

 

  1. É atento ao comportamento de terceiros
    Sempre que conhece alguém, fica atento ao comportamento dessa pessoa. Isto permite-lhe ganhar maior perceção do profundo impacto que as nossas palavras e ações têm nos outros.

 

  1. Não tem medo de pedir desculpa
    Tem consciência que a palavra “desculpa” é das mais difíceis de dizer, mas também a mais poderosa.

 

  1. Não guarda remorsos

Uma pessoa emocionalmente inteligente não guarda remorsos com as outras pessoas e permite-se perdoar, dando-se a oportunidade de avançar também com a sua vida.

 

  1. Detém um variado vocabulário emocional
    Ao saber expressar as suas emoções numa linguagem específica, está a aumentar o seu nível de compreensão. Por exemplo, ao sentir-se triste, uma pessoa emocionalmente inteligente aprofunda o “porquê”. Está desapontado? Frustrado? Magoado? Isto ajuda a ganhar um maior conhecimento da abrangência e importância das emoções em si e nos outros.

 

  1. Elogia com sinceridade
    Através do elogio sincero e da procura de aspetos positivos nos outros, uma pessoa emocionalmente inteligente consegue motivar e inspirar outros.

 

  1. Consegue gerir os seus pensamentos
    Uma pessoa emocionalmente inteligente pode não conseguir controlar uma reação emocional inicial, mas consegue gerir o que sente e pensa a seguir.

 

  1. Não “marca” ninguém
    Tem consciência de que todos nós temos maus dias. Foca-se no julgamento de comportamentos e não de pessoas. Deste modo, consegue fazer fluir os relacionamentos.

 

  1. Consegue analisar as suas forças, assim como as suas fraquezas
    Sabe onde consegue ter sucesso e onde tem que melhorar.

 

  1. Protege-se de possíveis sabotagens emocionais
    Tem consciência que há pessoas exímias em aproveitarem-se dos estados emocionais dos colegas de modo a influenciarem certos acontecimentos. Por essa razão, as pessoas emocionalmente inteligentes continuam a trabalhar a sua inteligência emocional, de modo a protegerem-se dessas pessoas e dos acontecimentos.

 

(Tradução adaptada de http://www.chicagotribune.com/business/success/inc/tca-are-you-emotionally-intelligent-at-work-20170413-story.html)

 

Um comentário a “Descubra Se É Emocionalmente Inteligente No Trabalho!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a newsletter

Para receber todas as novidades em primeira mão…