Categorias
Artigos

Reduza 90% do Seu Stress Com Estas 10 Regras

Um dos resultados em treinarmos a nossa Inteligência Emocional é conseguir reduzir o stress da nossa vida. Os efeitos do stress são muito matreiros, aparecem quando menos esperamos e a forma como respondemos a esses efeitos são apenas metade da batalha. Sim, leu bem. Apenas metade.

Segundo Travis Bradberry, especialista mundial em Inteligência Emocional, o segredo para ganhar a guerra contra o stress encontra-se naquilo que nós fazemos quando não estamos a trabalhar (partindo do pressuposto que não estamos sob efeito de stress nesses momentos).

Ter um hobby de que gostamos muito e que nos ajuda a relaxar é recomendado e importante para a nossa estrutura mental, mas não é o antídoto mais eficaz para combater o stress, como gostaríamos que fosse. E porquê? Bem, por mais apaixonamos que estejamos por esse hobby, em média gastamos não mais que 10% do nosso tempo a fazê-lo. Por isso, o segredo reside também em combater o stress nos restantes 90%, principalmente no tempo que gastamos no nosso trabalho.

É fundamental estruturamos como usamos esses 90% de forma sábia, caso contrário, iremos mais facilmente cair em maus hábitos que podem ampliar o stress, ao em vez de aliviá-lo.

Enumeramos 10 regras que irão ajudá-lo a combater o stress, mas há uma limitação: as regras não irão funcionar se trabalharmos demais. Se trabalha mais de 80-90 horas semanais, dificilmente encontrará a energia e o foco para estruturar melhor o seu tempo fora do trabalho.
E mais, de acordo com estudos de Stanford, a produtividade/hora declina acentuadamente quando a semana de trabalho excede as 50 horas e cai abruptamente após as 55 horas semanais. Desta forma, caso trabalhe 70, 80 ou 90 horas semanais, em termos de produtividade, provavelmente esta a fazer o equivalente a 55 horas semanais.

 

Regra n.º 1: Desconecte-se

Desconecte-se no sentido literal. Arranje forma de desconectar-se eletronicamente do seu trabalho (e-mail, telemóvel, tablet e computador profissional) ou nunca sai verdadeiramente do trabalho. Manter-se 24 horas disponíveis, 7 dias por semana, é uma barreira constante de stress que o impede de focar-se e recarregar baterias (as suas baterias). Contudo, sabemos que nem sempre isso é possível, por isso agende curtos e só alguns períodos específicos, fora das horas oficiais de trabalho, para dar uma espreitadela nos emails, e evita pensar no trabalho fora desses períodos.

 

Regra n.º 2: Minimize as tarefas rotineiras (entenda-se as domésticas)

As tarefas rotineiras (domésticas) tendem a monopolizar o nosso tempo livre e acabamos por perder a oportunidade de relaxar e refletir. Pior, se a quantidade de tarefas for elevada… então trabalhamos 7 dias na semana! Para impedir que isto aconteça, podemos agendar essas tarefas para serem feitas durante a semana, tal como uma tarefa profissional, um pouco ao longo dos 5 dias, e o que não ficar tratado durante esse período, passa para a semana a seguir.

 

Regra n.º 3: Exercite-se

Não tem tempo para treinar durante a semana? O fim de semana apresenta 48 horas livres para poder exercitar-se. Exercitarmos o nosso corpo cerca de 10 minutos por dia, liberta um neurotransmissor, o ácido gama-aminobutírico (IUPAC), responsável pela redução de stress. O exercício físico também é uma excelente forma de obter novas ideias. Grandes inovadores e pessoas de sucesso obtêm as melhores ideias enquanto se exercitam ao ar livre. Quer seja a correr, caminhar, andar de bicicleta ou até fazer jardinagem, ao exercitarmos o nosso corpo estamos a permitir uma introspeção alimentada por endorfinas. Por isso, procure a atividade física que melhor se adeque à sua personalidade e rotina.

 

Regra n.º 4: Encontre uma paixão

Estarmos focados em algo que adoramos fazer é uma ótima forma de escapar ao stress e abrir a nossa mente a novas perspetivas. Coisas como tocar música, ler, escrever, pintar ou até mesmo jogar com seus filhos podem ajudar a estimular diferentes modos de pensar que podem gerar grandes dividendos na semana a seguir.

 

Regra n.º 5: Passe tempo de qualidade em família
Passar tempo de qualidade com a família é essencial para recarregar e relaxar. Os dias da semana são tão movimentados e ocupados que deixam pouco tempo de qualidade para a família. Por isso, não deixe escapar os fins de semana. Leve os seus filhos a um sítio de que eles gostem e passe tempo de qualidade com eles, leve a sua cara-metade a um sítio que ambos gostem ou façam algo em conjunto que gostem e visitem os vossos familiares mais próximos, por exemplo.

 

Regra n.º 6: Agende micro aventuras

Compre bilhetes para um concerto, jogo ou atividade de que goste, faça uma reserva num hotel giro que até nem é assim tão caro e serve para mudar de ares, relaxar e divertir-se um pouco. Em vez de correr numa passadeira, combine uma caminhada com amigos/familiares. Estudos comprovam que antecipar algo bom que ainda está por chegar é, em parte, o que torna esse acontecimento agradável. Saber que no próximo sábado vamos fazer algo que gostamos, não só vai ser mais entusiasmante esperar que sábado chegue, como vai melhorar muito o nosso humor durante a semana.

 

Regra n.º 7: Acorde sempre à mesma hora

É tentador dormir sempre um pouco mais no fim de semana, principalmente para recuperar os “sonos em atraso”. O nosso corpo percorre uma série elaborada de fases de sono para que possamos acordar descansados e “frescos”. Uma dessas fases envolve a preparação da nossa mente para estar acordado e alerta, razão pela qual muitos de nós, por vezes, acordamos antes de nosso despertador tocar (o cérebro está treinado e pronto). Quando dormimos mais do que esse despertar natural, geralmente ao fim de semana (pelo menos, para quem não tem filhotes pequenos) ficamos com uma sensação de moleza e cansaço. Isto não é apenas perturbador para o nosso dia de folga, também torna-nos menos produtivo na segunda-feira porque o nosso cérebro não está pronto para acordar no tempo natural. Se precisa de recuperar o sono perdido, é sempre mais eficiente ir para a cama mais cedo.

 

Regra n.º 8: Refletir

A reflexão semanal é uma poderosa ferramenta de melhoria. Use o fim de semana para contemplar sobre assuntos do seu interesse, mesmo que sejam relacionados com o seu trabalho (note que contemplar não é o mesmo que estar a trabalhar) e isto irá ajudá-lo a encarar a sua semana com uma nova luz, podendo ajustar a sua abordagem ao trabalho, tornando-a mais eficiente e eficaz.

 

Regra n.º 9: Designar as manhãs como “o meu tempo”

Pode ser difícil ter tempo para si mesmo nos fins de semana, especialmente se tem família. Encontre uma maneira de participar em algo de que goste muito, logo pela manhã, irá ser extremamente recompensador na felicidade e limpeza da sua mente.

 

Regra n.º 10: Prepare-se para a próxima semana

O fim de semana é um grande momento para passar algum tempo planeando a sua próxima semana. Apenas 30 minutos de planeamento podem gerar ganhos significativos em produtividade e redução de stress, porque a semana torna-se mais de gerir e nos ficamos mais concentrados na execução das diversas tarefas.

 

Tradução adaptada de https://www.linkedin.com/pulse/antidote-stress-structure-dr-travis-bradberry

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a newsletter

Para receber todas as novidades em primeira mão…